Eu já devo ter falado aqui algumas vezes que quando a gente compra uma DSLR, a gente tem que comprar uma boa dose de amor pela coisa, já que apesar de bem resistentes, você não pode deixar elas jogadas de qualquer jeito como você faria com uma compacta, já que né? lentes sujam, arranham, sensores idem e acho que comprar uma DSLR é um investimento relativamente grande pra durar pouco por falta de cuidado.

Pensando nisso, montei esse post básico sobre como manter suas lentes limpas e assim aumentar a vida útil delas.

limpando lentes DSLR

Eu tenho essas 3 coisas pra limpar as lentes e nenhum produto líquido. Primeiro, porque tenho um certo medo de aplicar líquido nas lentes e acabar rolando algum problema e quando a sujeira é realmente pesada, o ideal é que você leve a câmera pra ser limpa em uma autorizada e não se meta a fazer sozinho.

“Mas Luh, acho a limpeza na autorizada muito cara”. Ok, pode não ser o serviço mais barato do universo em alguns lugares, mas sabe a história de que o barato sai caro? Se você se meter a fazer sozinho sem ter certeza do que tá fazendo, pode danificar suas lentes e câmera e com certeza a limpeza na autorizada custa menos do que um equipamento novo, né?

Eu gosto de fazer uma limpeza geral nas lentes de tempos em tempos, mesmo as que não usei muito e estão guardadas, mas principalmente depois de um dia de uso na rua. Na praia então, pelo amor de deus, limpe as lentes assim que puder! Lentes, areia e maresia não são o melhor trio do mundo.

A primeira coisa é fazer uma limpeza por fora, ainda com a lente tampada. Eu gosto de passar o paninho próprio e o soprador, pra tirar qualquer sujeita que possa estar presa no corpo da lente. Nessa parte de fora, você pode também usar um pincel macio, tipo esses de maquiagem, se preferir.

Pra limpar a lente em si, a coisa fica mais delicada e você precisa de um pouco mais de atenção e antes de mais nada: não tente limpar a lente soprando nela, o soprador tá aí pra isso.

O paninho é a melhor coisa pra limpar a superfície da lente, mas tem que ser um paninho próprio pra isso e não qualquer flanela, beleza? flanelas comuns soltam fiapos e a coisa toda piora mais do que ajuda. Esses paninhos você compra em lojas de produtos fotográficos ou aqui na maravilhosa internet. Nada que o Google não encontre, né?

limpando lentes DSLR

Caso a sujeira esteja nos cantinhos (entre a lente propriamente dita e o corpo) e não queira colaborar, você pode passar um cotonete nesses cantinho pra ajudar na limpeza, mas sem esfregar nem apertar! É só pra ajudar a tirar a sujeira dali, como nessa minha foto acima.

Basicamente, é isso que você precisa pra manter as lentes limpas da sujeira do dia a dia. Repito: sujeira pesada, leve numa autorizada e não se meta a fazer sozinho, ok? a limpeza ainda é mais barata do que uma lente nova! 😀

Já me segue? Instagram30 Days of ToysTwitterFacebookYoutube • Snapchat (luhtestoni)