montando um calendário editorial

No último Blogando, eu falei sobre frequência e o quanto montar um calendário editorial me ajudou a manter os posts organizados e adiantados, pra nunca mais acordar de manhã e pensar “meu deus, não tenho nada pra publicar hoje!”.Então, eu prometi que ia ensinar a fazer o mesmo e cá estamos.

Um calendário editorial nada mais é uma organização mensal do conteúdo do seu blog. Um belo dia antes do começo de cada mês você vai sentar quietinho por dois minutos – ok, meia hora – e organizar tudo o que você pretende postar no mês seguinte. Eu sempre faço isso no dia 30 de cada mês, assim dia primeiro eu já sei o que vou fazer e não fico me enrolando. Lembrando que esse calendário tem que ir de acordo com o que a gente conversou sobre frequência: Se você posta todo dia, faça o calendário do mês inteiro, se você posta só nas terças, faça um calendário das terças e por aí vai.

Um calendário desses também é bacana pra você lembrar de séries fixas que você tenha no blog ( eu sempre anoto a data da lista do #desafioprimeira, VAI QUE? ) sorteios e outras coisas que você tenha acontecendo. Melhor ter tudo bem organizado do que ficar feito barata perdida depois.

Sem-Título-2

A melhor maneira de fazer um calendário editorial varia de pessoa pra pessoa. Você pode fazer um desses calendários prontos do Word, pode usar o próprio calendário do computador, usar uma agenda e já anotar o post em cada dia correspondente e por aí vai. Eu mantenho dois calendários aqui: um quadro na parede com post its ( post it é AMOR colorido) e um impresso que fica aqui na mesa pra que eu possa alterar, rabiscar e também carregar comigo quando resolvo trabalhar de outro lugar ( das maravilhas do trabalho remoto).

calendário editorial

O bom do quadrinho com post its é que dá pra alterar sempre que necessário sem muito transtorno, porque admito que o impresso eu já rabisquei todinho e hoje é só dia 10. Eu queria muito ter as habilidades e ter feito um modelo de calendário bonitinho pra você baixar e imprimir, mas infelizmente não tenho o dom. Porém, pra me redimir da falta de talento, montei esse board no Pinterest só com modelos de calendário editorial pra você escolher o preferido, imprimir e usar, que tal? Lembrando que o Blogando também tem um board no Pinterest, com todos os posts da série e informações de outros blogs que também dão dicas bem bacanas. Só correr aqui.

E como hoje é só dia 10, ainda dá tempo de fazer o de Julho e blogar de forma mais organizada esse mês, vamos lá? 😀

Outros Posts da série:

Blogando: Domínio e Hospedagem
Blogando: Plataformas
Blogando: Layout
Blogando: Redes Sociais
Blogando: Frequência

Já me segue? Instagram30 Days of ToysTwitterFacebookYoutube • Snapchat (luhtestoni)