Luh Testoni Primeira à Esquerda

E chegou o dia de mais uma post da série Blogando, e admito que nesse tema de hoje  eu tenho uma experiência GIGANTE no que NÃO fazer. Esse  blog já tem quase quatro anos e eu já tive outros quatro antes de sossegar aqui, então já são 11 anos de blog e vocês podem imaginar a quantidade enorme de besteiras e coisas erradas que eu fiz. Com certeza uma das maiores, se não a maior, é em termos de Frequência.

Frequência é a quantidade de vezes por dia/semana/mês que você posta. Eu levei muito muito tempo pra me organizar com isso e foi terrível. Era sempre assim: eu começava empolgadíssima, postando todo dia, às vezes até mais de uma vez por dia, mas aí não tinha organização pra continuar, ou não dava conta, ou ficava exausta e não sabia mais o que postar e por aí ia. Daí eu passava semanas postando feito uma louca e depois o blog ficava meses parado. Bad, bad move.

Tem várias maneiras de você se organizar quanto a isso e ter consciência do quanto realmente você pode fazer, mas duas coisas me ajudaram a manter  a frequência: organizar com antecedência e não tentar fazer mais do que eu vou dar conta.

Eis 5 coisas que vão te ajudar:

Blogando - Primeira à Esquerda

1- Poste Regularmente: Se você consegue postar todo dia, legal. Se você só consegue uma vez por semana, na terça-feira, poste apenas nesse dia, mas mantenha! Assim seus leitores vão saber que toda terça tem coisa nova.

2- Programe com antecedência: A melhor coisa que eu fiz pra conseguir postar de segunda a sexta é me organizar com antecência. Todo dia 30 eu faço um calendário editorial pro mês seguinte, e anoto em cada dia o post que tenho que pôr no ar naquele dia. Claro que pode acontecer um imprevisto e eu acabar mudando uma coisa aqui outra ali, mas o calendário me deixa bem organizada e com uma boa ideia de como vai ser o ritmo daquele mês. Ficar feito barata tonta sem saber o que postar: não mais. No próximo post da série vou ensinar direitinho a montar um calendário editorial bacaninha. 😀

3- Cada post leva tempo: Parece doidera, mas eu levo MUITO tempo em cada post. Como 99% dos posts aqui tem fotos, a minha lógica é a seguinte: eu escrevo o texto todo no rascunho, depois eu fotografo o que preciso – demoro nessa parte porque sou chata demais com as minhas fotos – daí vou editar uma por uma e aí montar o post propriamente dito. Ou seja, entre fazer tudo isso e as outras coisas do trabalho, vai o dia inteiro fácil, por isso que eu sei que não tenho como postar mais de uma vez ao dia. Então, na hora de decidir a frequência de postagem, além do tempo disponível que você tem pra se dedicar ao blog, você precisa calcular quando tempo em média leva em cada post, assim você vai saber o quanto pode produzir no tempo que tem.

4- Menos, às vezes é mais: Foi o que falei antes: melhor você conseguir produzir um post bom por semana do que se atrapalhar e fazer tudo pela metade tentando postar todo dia num tempo que você não tem.

5- Mantenha o que você organizou: Se você se comprometeu a postar três vezes na semana, por exemplo, faça o possível pra cumprir a meta. Eu sei que pode acontecer imprevistos, mas tente, porque a medida que você ganha leitores, eles acostumam com essa sua frequência e esperam por ela. Eu levo isso especialmente a sério quando se trata das listas do #desafioprimeira. Eu estabeleci que a lista sai aqui no blog e nas redes sociais dia 20 de cada mês e não importa o que aconteça, eu dou um jeito da lista estar no ar dia 20 de manhã, porque sei que quem participa do desafio espera por ela.

E é isso! Você já tem uma frequência de postagem organizada? o post ajudou?

Outros Posts da série:

Blogando: Domínio e Hospedagem
Blogando: Plataformas
Blogando: Layout
Blogando: Redes Sociais

Já me segue? Instagram30 Days of ToysTwitterFacebookYoutube • Snapchat (luhtestoni)