Fim do ano passado eu estava numa reunião na iPhoto Editora e no fim, acabei ganhando mais dois livros pra ler – livros + fotografia = eu bem contente – um deles sendo o Criatividade na Fotografia de Casamento, do Everton Rosa.

Criatividade na Fotografia de Casamento - Everton Rosa

Mas Luh, você não fotografa casamento!” Não, eu não fotografo casamento, mas isso não me impede de conhecer mais sobre o assunto, né? Até porque, independente do seu tipo de fotografia, você SEMPRE pode aprender alguma coisa, vai por mim.

O livro é até bem curto, são 146 páginas que eu li numa tacada só durante as férias, mas tem muita coisa legal, mesmo. Ele é dividido em 5 capítulos:

  • O que é ser criativo na fotografia
  • Curiosidade pelas pessoas
  • Treine seu olhar
  • Olhar e compor
  • Crônicas de Sucesso
Criatividade na Fotografia de Casamento - Everton Rosa

Como falei antes, independente da sua área na fotografia, você pode tirar muito desse livro. Uma das coisas que eu mais gosto logo no primeiro capitulo é quando ele fala sobre aprender a olhar. É o velho clichê de que não é o que você olha, mas o que você vê e faz todo o sentido. Principalmente na fotografia de casamento! Tem coisas que tem que ser feitas, como a entrada dos noivos, troca de alianças e coisas que se você não aprende a ver, vai ter as mesmas fotos que outros 757 fotógrafos. Quem nunca viu fotos de casamento com a sensação de já ter visto aquilo mil vezes?

Outra coisa que ele fala no livro e que pra mim fez muito sentido, foi a questão do plano de carreira. Você precisa se planejar, olhar pra frente e saber pra onde vai, sabe? O que eu quero pra minha fotografia em seis meses? Um ano?

Criatividade na Fotografia de Casamento - Everton Rosa

Entender que casamento é um evento único pra muita gente – alô Elizabeth Taylor – também faz diferença. Você pode estar fotografando o décimo sexto casamento naquele mês, mas para aquele casal, é um momento único. Lembram do meu sermão sobre fotografia e responsabilidade? Ele entra aí.

Além disso, no livro ele conta sobre como a composição faz toda a diferença – esse vídeo bem basicão lá do canal pode te ajudar – e ainda conta cases de sucesso da própria carreira, que com certeza vão te inspirar.

É um livro muito bacana pra ter na sua biblioteca, independente do que você fotografa.

Criatividade na Fotografia de Casamento
Everton Rosa
146 páginas
Iphoto  Editora
Link de Compra: iPhoto Store

Já me segue? Instagram30 Days of ToysTwitterFacebookYoutube • Snapchat (luhtestoni)