Coisas estranhas acontecem todos os dias e todos os dias eu recebo propostas malucas de “trabalho”. Geralmente quando conto essas histórias as pessoas acham que eu  tô brincando, mas infelizmente é bem comum e sério.

Eu já falei aqui no blog sobre como nada cai do céu, como a gente deve batalhar pra conseguir as coisas e como querer tudo pelo caminho mais simples nunca leva ninguém a lugar nenhum. Daí hoje – veja bem, acabei de chegar de uma viagem de 4 dias, eu merecia um break de maluquice –  recebo essa proposta no perfil do @30daysoftoys que veja você, além de bizarra, é cara de pau. O cara queria que eu fizesse fotos pra ele – até aí OK, fotógrafo vende foto, uai – PORÉM:

EDIT: Eu contei o drama em vídeo se você quiser rir ou chorar comigo, mas a história continua abaixo também

COZlcNTWsAA3b1t

 

Traduzindo: “oi trouxa! Então, que tal eu te pagar pra você fotografar e eu levar a fama?” 

É…não, obrigada? 

“Ai Luh, mas ele quer pagar”. Pagar por fotos: Ok. Querer que eu ceda os direitos assim pra ele pagar de fotógrafo: nah!

Eu nem vou entrar no mérito do direito autoral nem nada, apenas vamos focar no quão cara de pau isso é. Você quer fazer sucesso as custas do trabalho alheio. Não pra cima de mim, não hoje. Not today, Satan. NOT TODAY.

Daí vem o tiro na minha fuça:

COasbokW8AApqlQ

 

Tradução simultânea: eu quero ser famoso as suas custas, que tal? 

Estou colocando isso no blog só pra todo mundo achar engraçado? Claro que não, são 20:30 e eu poderia estar continuando minha maratona Narcos. O que eu tô querendo é reforçar dois pontos que eu sempre falo, mas nunca é demais:

  1. Parem de querer as coisas do jeito fácil. Quer um Instagram famoso? vai estudar fotografia! Não tô mandando você se meter numa faculdade de 4 anos só pelo Instagram, mas cara, vai treinar! A internet tá cheia de dicas de fotografia – alou, olha o assunto desse blog – tutoriais e tanta, mas tanta coisa! Eu tive fotografia na faculdade, mas 90% das coisas que eu sei eu aprendi fuçando, metendo a cara, QUERENDO SER BOA EM ALGO. Ser famosa nunca foi e nunca vai ser meu foco. Meu foco é ir bem no que eu faço e isso deveria ser a prioridade, sempre.
  2. Se você é iniciante, mas é talentoso, suas fotos são bacanas e você se esforça, não deixa, mas não deixa MESMO ser usado com propostas desse tipo. Eu sei que gente mais experiente vai mandar um cara desses passear, eu ainda expliquei por A+B porque não seria trouxa, mas eu sei que vai ter iniciante achando que isso pode ser uma “boa ideia” e se sentir tentado. Não. Não deixa gente que quer as coisas do jeito fácil pular nas suas costas.

Isso vale pra fotografia, pra trabalho da faculdade, pro mercado de trabalho e pra vida em geral: não deixa te usarem, não cai em proposta besta. Treina, foca, cuida do teu talento e quebra tudo por você mesmo. 😉

Já me segue? Instagram30 Days of ToysTwitterFacebookYoutube • Snapchat (luhtestoni)