Bem-vindos à mais um resumão semanal maravilhoso da tia Luh que vai responder duas perguntas muito úteis de uma só vez:

  1. Quais direitos eu tenho sobre as minhas fotos?

  2. Posso fotografar as pessoas na rua?

Antes de tudo: Assine o canal pra ver tudo primeiro!

Essas são duas perguntas que me fazem muito e com razão: a lei do direito autoral é importantíssima pra assegurar os seus direitos sobre o material que você cria, sejam fotos, vídeos, músicas e por aí vai. Essa lei impede que as pessoas usem seu material sem autorização, façam alterações nele, etc etc. É uma lei bastante extensa, mas eu separei nesse vídeo 5 coisas que você precisa saber:

“Posso Fotografar as Pessoas na Rua?”

Sim e não. Para não se meter em confusão, você precisa antes de tudo entender a diferença entre uma pessoa inserida num contexto da imagem e uma foto da pessoa, que são coisas bastante diferentes! Se a pessoa e apenas um item da imagem e não o foco, a autorização não é necessária. Se ela virar o foco da sua imagem, é necessário SIM que ela autorize e ela pode pedir a retirada da imagem se não quiser. No vídeo eu explico direitinho:

Entenderam? Você precisa sim fazer uso dos direitos sobre o seu material se ele estiver sendo usado de forma errada, assim como você não pode sair por aí usando material alheio. Também não esqueça de pedir autorização pra retratar desconhecidos na rua, viu? Nada de encrenca!

Já me segue? Instagram30 Days of ToysTwitterFacebookYoutube • Snapchat (luhtestoni)