Acho que uma das coisas mais úteis que um ser humano pode comprar em termos de fotografia é um tripé. Sério, é um facilitador em tantos níveis que eu poderia ficar aqui listando o dia inteiro, junto com os benefícios do disparador remoto, que é outra coisa na qual eu sinto que meu dinheiro foi muito bem gasto.

Eu tenho um tripé de chão, um de mesa e até tripé pra celular, então digamos que eu tenha um certo apego e bastante experiência no assunto. Daí eu resolvi listar 5 Dicas pra Usar Um Tripé que parecem simples, mas que vão definir se você vai amar usar um tripé ou se a experiência toda vai ser um desastre:

 

Fotografia 101 template-2

1- Tripés fracos = câmera no chão!

Eu entendo – principalmente quando se está começando – que não rola muito dinheiro e gastar muita grana num tripé parece desnecessário – e até certo ponto é – mas não queira ser econômico DEMAIS. Tripés fracos não vão aguentar o peso da câmera + lente e existe a probabilidade de tudo ir parar no chão. Sabe aquela história de “o barato sai caro”? Pois é.

keep-calm-and-tudo-na-chon
Não achei a fonte dessa imagem, mas MUITO OBRIGADA, ser humano que fez. <3

2- Estender a última parte primeiro

A maioria desses tripés ” de gente grande” tem 3 travas que você pode abrir e a última é  sempre mais fina. Por isso, dê preferência as outras duas, que são maiores e dão um pouco mais de estabilidade. Só abra essa quando realmente for usar todas as três.

3- Não nivelar o horizonte:

É tripé, mas não faz milagre. Verifique se o horizonte da sua imagem tá alinhado pra foto ficar direitinha, a não ser que você esteja indo pra um lado mais modernoso e queira tudo torto mesmo, daí é problema seu. Pra quem tem dificuldade com isso, existem níveis pra te ajudar como esse da foto abaixo:

Imagem: Digital Camera World
Imagem: Digital Camera World

4- Carregar a câmera pendurada no tripé:

Não, pelo amor de deus, NÃO. Eu sei que parece que a câmera tá super firme ali no tripé – e até está – mas não é seguro. O parafuso pode se soltar por alguma razão, você pode esbarrar em algo etc etc etc e aí ADEUS, câmera bonitinha.

5- Comprar o tripé pra usar de cabide:

Se você gastou dinheiro em um tripé, LEVE-O quando sair pra fotografar. Você nunca sabe quando pode achar uma oportunidade de foto legal e é muito melhor ter e não precisar do que querer usar e ter largado em casa.

Já me segue? Instagram30 Days of ToysTwitterFacebookYoutube • Snapchat (luhtestoni)